domingo, 30 de novembro de 2008

Fazendo arte



Está na hora de colocar algum trabalho meu. Afinal estou neste blog devido ao meu professor Fabio Cembranelli. Por enquanto só falei de fox paulistinha, meu livro e meu marido. Está ficando chato, não? Este é um estudo (cópia) em pastel sobre papel. Não lembro o autor. Já faz um tempinho.

sábado, 29 de novembro de 2008

O MELHOR AMIGO DE TODA MINHA VIDA


A VIDA É COMO UMA VIAGEM DE TREM, CHEIA DE EMBARQUES E DESEMBARQUES.
VITO, VOCÊ FOI A MELHOR SUPRESA NO EMBARQUE DA MINHA VIDA.
ACREDITEI QUE MEUS PAIS FIZESSEM COMIGO A VIAGEM A TÉ O FIM, MAS INFELIZMENTE EM ALGUMA ESTAÇÃO ELES DESEMBARCARAM.
PESSOAS QUERIDAS E ESPECIAIS PASSARAM E ESTÃO EM NOSSO VAGÃO: MINHAS FORMIDÁVEIS IRMÃS, MEUS CUNHADOS E CUNHADAS, AMIGOS E AMIGAS, MEUS FAMILIARES E SOBRETUDO SEUS FAMILIARES QUE HOJE SÃO MEUS TAMBÉM. AMO SUA FAMÍLIA. É ISSO QUE PODE ME DAR UM CONFORTO ESPECIAL: O CARINHO DE TODOS VOCÊS.
NO TREM HÁ PESSOAS COMO VOCÊ VITO, QUE PASSAM DE VAGÃO EM VAGÃO, PRONTAS A AJUDAR A QUEM PRECISA. VOCÊ FEZ ESSA VIAGEM DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL, TENDO UM BOM RELACIONAMENTO COM TODOS, SEMPRE SABENDO VER O QUE CADA UM TEM DE MELHOR, CONHECENDO E ENTENDENDO AS FRAQUEZAS INDIVIDUAIS, ESBANJANDO SEU SORRISO FRANCO, JAMAIS SE QUEIXANDO. UM GUERREIRO!
NUNCA OUVI DE VOCÊ UM DESACATO.
MESMO NESTE FINAL DE VIAGEM VOCÊ ESTEVE FORTE SABENDO QUE A SUA ESTAÇÃO DE DESEMBARQUE ESTAVA PRÓXIMA. VOCÊ QUERIA NOS POUPAR. MAS EU SABIA QUE NOSSA DESPEDIDA ESTAVA MUITO PERTO.
SEI QUE ESSE TREM JAMAIS VOLTA. VOCÊ DESCEU E DEIXA SAUDADES ETERNAS.
O GRANDE MISTÉRIO É QUE NÃO SABEMOS EM QUAL PARADA VAMOS DESCER.
É MUITO DOLORIDO VER O AMOR DE MINHA VIDA DESCER DESSE TREM E SUMIR NA PLATAFORMA À MEDIDA QUE O TREM AVANÇA PELOS TRILHOS, COMIGO DENTRO, SEM PIEDADE DE MIM QUE O PROCURO ENTRE OS DESEMBARCADOS, E JÁ NÃO CONSIGO TER UM CONTATO VISUAL.
ESTOU NUMA SOLIDÃO SEM MARGENS. VOU SER FORTE COMO VOCÊ E POR VOCÊ.
ALGUM DIA ESTAREI NA ESTAÇÃO PRINCIPAL E TEREI A EMOÇÃO DE TER ALGUÉM À MINHA ESPERA, A ME AJUDAR COM A BAGAGEM, QUE SEI SERÁ VOCÊ VITO E MEUS PAIS.
AGRADEÇO A VOCÊ VITO POR TER FEITO PARTE DA MINHA VIAGEM E POR MAIS QUE NOSSOS ASSENTOS NÃO ESTEJAM MAIS LADO A LADO, O VAGÃO É O MESMO. COMO VOCÊ DIZIA: A VIDA É UM SOPRO.
(texto que preparei e minha irmã Heliana leu na missa de 7o. dia de meu esposo Vito)

Marina Vicari Lerario

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

meus melhores amigos











Como todos também tenho uma seleção de amigos, fiéis, adoráveis, independentes mas super ligados. Acho que vocês tem uns amigos como esses. Não é bom tê-los por perto?

15 de maio de 2008







Lançamento de meu livro "Pelos Olhos de Meu Pai" no Istituto Italiano de Cultura na Av. Higienópolis. Foi crítico o professor Massarani, curador da Assembléia Legislativa e Presidente do Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo. Presente mais de 200 amigos. Uma grande honra para mim.