domingo, 24 de maio de 2009

Ararinha azul

Posted by Picasa
(pastel sobre papel = by Marina)

Ararinha-azul (Cyanopsitta spixii)

Extinta na natureza

Seu habitat seria o extremo norte da Bahia ao Sul do rio São Francisco. Possuiria plumagem azul, com asas e cauda muito longas e mais escuras, bico negro com grande dente maxilar e íris amarelo-mostarda. Está seriamente ameaçada de extinção, não sendo mais vista em vida selvagem.
Durante sua vida têm apenas um parceiro, formando casais fiéis.
A ararinha faz ninho em ocos de árvores bem altas e antigas. Em decorrência de corte indiscriminado de árvores da caatinga, aonde restam apenas árvores mais jovens, não tão desenvolvidas e altas, têm dificultado em muito a reprodução desta espécie, inclusive sua adaptação às novas condições.
Esta ecologia peculiar levou a que o seu número de efectivos fosse decrescendo, sendo em 2000 considerada extinta na natureza quando o seu último exemplar livre conhecido foi capturado.

O maior responsável pelo desaparecimento desta ave é o ser humano (claro) devido ao intenso tráfico. Os compradores são atraídos pela sua bela cor azul e principalmente pela ganância de possuir uma espécie tão rara.

Atualmente existem apenas 78 exemplares da ararinha-azul no mundo, o que as torna uma das mais raras espécies vivas. Destes, apenas 8 podem ser encontrados no Brasil, sendo que dois estão em exposição no Zoológico de São Paulo. Apesar de serem um casal, as ararinhas da Fundação Parque Zoológico de São Paulo, ainda não tiveram filhotes, pois são jovens.

Mesmo com intensas campanhas de educação ambiental e inúmeros projetos de ecologia e conservação, esta espécie não vive mais solta na natureza, restando algumas em cativeiro, onde é extremamente rara a sua reprodução. Em 2006, decorria um programa para libertar alguns casais em uma área específica bem guardada e adequada para a sobrevivência da espécie, a fim de evitar o cruzamento entre indivíduos consangüíneos, do mesmo sangue ou pais. Recentemente, no ano de 2001, foi visto um exemplar macho solto na natureza. Mas tudo indica que foi libertado por alguma pessoa.
(fonte: conhecimento e Wikipedia)

4 comentários:

Hyundai Clube do Brasil disse...

Não sabia com sua precisão destas tristes estatísticas! Mas, infelizmente, o que vivenciamos no Brasil é a mais pura, política e absurda demagogia quanto à questão ambiental, que virou "modismo" entre os nossos "representantes políticos"! Há algum tempo venho denunciando o ESTRAGO IRREPARÁVEL que algumas pedreiras instaladas na região de Perus vêm fazendo à fauna e flora local. Foram denúncias ao Ibama, ao DPRN Estadual, à ONG SOS Mata Atlântica, jornais, meios de comunicação, Programa CQC e etc...sem sucesso! Já presenciei até Tucanos (inacreditável não?) FUGINDO de seu habitat em razão das explosões e do funcionamento ininterrupto das máquinas trituradoras de pedras! E o desmatamento gritante? Bem no final do Rodoanel, sentido Caieiras...O lugar é lindo! Muita mata (Atlântica), lagos naturais, nascentes...tudo em franca destruição! É muito triste mesmo...acabei por me emocionar e transformei meu comentário em desabafo! Desculpe-me! Bela obra! Parabéns, como sempre, pelo belo conteúdo e momentos de lazer, reflexão e bom humor!

marina vicari lerario disse...

Hyunday, o meu é um grito silencioso. Tento fazer passar pelo blog coisas q me alegram e q me incomodam, como a questão ambiental, tema usado para fins cínicos e políticos. Adiantou tanta denúncia? O pessoal não se comove. Agora eu sei de onde chegam os tucanos q aparecem em casa, no meio do meu mato, ou melhor, minha mata. Pelo menos, agora estão realmente protegidos. Ai se aparece alguém p arrancar 1 pena... saio batendo com meu cavalete...

marina vicari lerario disse...

em tempo: com o que sobrou do cavalete, pois ontem eu o quebrei na perna do pivete, né não?

Hyundai Clube do Brasil disse...

Apesar dos pesares, o seu ótimo humor sempre nos conforta!