sábado, 28 de fevereiro de 2009

Novos experimentos

Visitando o atelier do Afinowicz, no bairro Taboão, em Mogi das Cruzes, deparei-me com uma surpresa: ele usava a argila sêca, em pó para "pintar" quadros. Lembrei-me da cor "terra de Siena" que é a cor encontrada naquela cidade toscana e logo a apelidei de "terra do Taboão".
A argila do Taboão contém ferro, dando-lhe uma cor característica.
Afinowicz conseguiu obter 3 tons diferentes, porém próximos. Moeu e peneirou até transformá-la em "areia" fina. A quarta cor que lá vi era uma novidade nos experimentos de Afinowicz, literalmente cinza, provinham das cinzas da lenha usada no forno quando queima suas peças de argila. Se necessitasse da preta, o carvão estava à mão.
A seu convite aceitei o desafio (para mim uma novidade) de pintar um quadro com esse material. Imaginem se iria perder aquela grande oportunidade de "brincar" com a mãe terra. É comigo mesma. Mas como? Como colocar a terra em pó em uma tela?
Como a simplicidade nos escapa...
Misturando com cola branca, cascorex (é, acho que é esse o nome).
Ele tomou um pincél e começou seu quadro.
Eu tomei meus dedos e preparei o fundo. O barulhinho da terra misturada espalhando na tela era musical. (meu quadro é esse acima). Depois fiz uso de uma espátula.
O dia estava ensolarado com poucas nuvens esfarrapadas, um pouco acinzentadas, mostrando chuva no futuro. As colinas da região estavam emolduradas ao fundo e seus pastos ondulados.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Íris

(aquarela)

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Como uma onda...


Depois da experiência e emoções de desfilar no sambódromo sendo componente da ala Canto Forte da escola de samba Rosas de Ouro, volto para meu pequeno paraíso, literalmente, uma praia de 100 metros ao fim de uma baia de água limpa margeada de pedras, aonde podemos mergulhar, andar, sentar e admirar o horizonte. Uma de minhas formações rochosas prediletas é esta aonde as ondas batem tranquilas na calmaria e cantam alto em dias de tormenta. Gentilmente ela permitiu que eu a retratasse. (aquarela)

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Semana do carnaval



terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Ambiente familiar

Posted by Picasa

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Deuses ébanos

Posted by Picasa

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Alegria

Posted by Picasa

Depois da grande experiência II


Entrar desfilando sambódromo adentro e perceber que, sem querer, voce faz parte da expectativa de alguém, sendo um anônimo, é algo a se pensar. Se depender da proposta da Rosas de Ouro, a fábrica de sonhos, já ganhou, já ganhou.

Nosso grupo está lá para se divertir e de repente os holofotes e os olhos da torcida estão sobre a gente, te aplaudem, batem palmas, se empolgam, querem um olhar correspondido, um sorriso, uma piscadinha para serem felizes. Lá de baixo voce consegue ver a cara da arquibancada, a alucinação, eles te escolhem para ser seu herói ou heroína. É uma sensação estranha estar no pódio, especialmente quando não se fez nada para estar lá. Somos nós quem devemos aplaudir esses brasileiros amontoados à espera do toque de Midas.

"PANE ET CIRCENSES" na versão contemporânea... Por um instante senti tristeza por eles mas... cara de triste em pleno carnaval poderia tirar preciosos décimos de pontos para a escola e aquela massa torcedora ficaria desapontada...então...

Sonhar, eu sonhei no papel vestiiir aa fantaasiiiiia....

Preparativos


Durante o desfile existem regras; a principal é estar lá para fazer o melhor. Então nossa opção de fotografar (quem não quer registrar esta lembrança?) é antes, somente antes. Como estar nos bastidores. Esta é a melhor parte; não, não é. Desfilar no sambódromo é que é. Então, esta é a segunda melhor parte.
Uma vez quase pronta fui passear pelas alas da escola em compasso de espera para o grande momento, a entrada em pista, e vi fantasias maravilhosas, o aquecimento da bateria é coisa arrepiante, enfim, pude ter uma idéia da apresentação da Rosas de Ouro pois uma vez na passarela a gente só vê quem está ao lado.
Posted by Picasa

Sendo preparada para entrar na pista (linguajar de cinófila)

Posted by Picasa

Una alessandrina che abita a San Paolo del Brasile

Posted by Picasa

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Depois da grande experiência I

e emoção de ter passado por todos os ensaios na quadra da escola Rosas de Ouro, pelos treinos no Sambódromo, volto ao meu recanto à beira-mar, esperando o resultado do Carnaval.

OK, voces estão curiosos? Pois eu estou louca de vontade de contar.

O convite para desfilar veio da minha grande amiga Sandra. Literalmente, eu, com 175 cm., sou uma nanica ao lado dela e nos conhecemos desde nossos 10 anos de idade, de outros carnavais.

O primeiro treino no sambódromo foi em 10 01 2009; creio que nem 50% dos componentes da escola estavam presentes, incluindo a bateria. Madrecita do céu. Se já arrepiava aquele som pela metade como seria no dia? Lá na concentração olhava o tamanho da passarela e pensava "vou aguentar?"

Vou sim senhor!! Aguentei.

Sem querer vinha me preparando com minhas 5 horas semanais de dança e box.

E se eu levar um tombo no dia do desfile com fantasia e tudo? Que mico vou pagar!! Mas eu não c-a-i-i-i.

Agora, cantar junto com sambar (Lilian, minha ajudante no litoral que tem um lindo gingado caiçara diz que pareço uma gringa branca e morria de rir quando tentava me ensinar a melhorar minha performance, até que desistiu de mim pois lhe doia a barriga de tanto gargalhar) é exaustivo. Houve momentos em que pensei em dublar, mas lá vinha o "polícia" da ala verificar se estava tudo bem praticado. Ele gritava "sai do chão". Mais ainda?

Outros treinos no 31 01 e no 14 02 (nesta data estava com síndrome do piriforme e do glúteo médio; lindo nome, não? para definir um encavalamento de musculaturas já sabem aonde). Avisei o "polícia", o Chininha, "hoje não vai dar para sair do chão".

Durante esta semana cuidei muito bem de meu glúteo (como sou meiga...) e hoje foi um show de alegria, de farra e também de responsabilidade. Com meu bum-bum em ordem pudemos não fazer feio na passarela e ... só quero acooordar prá te confirmaar....

deu rooosas neste caaaarnaval....

Curta o carnaval com muita alegria










Assim como faz o Vitinho, filhote da Rosana e do Henrique.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Rosas de Ouro - samba enredo











Eu sou operário da ilusão
Vou pintar seu coração
De azul e rosa
Criando sonhos pra vida inteira
Lá vem roseira
Atravessei o portal da magia
No jardim da folia, vi guardiões
Desfilei entre fadas rainhas
Pierrôs, colombinas, arlequins embalavam foliões
Tem arte e cultura em meu mundo encantado
Foi tudo criado com amor e paixão
O meu sonho é o retrato
Do trabalho em união
Sonhar é sair do papel
Viver a fantasia
Brilha uma estrela, caiu do céu
Pra fazer do ano um grande dia
Alô arquibancada
Galera ligada, com muita emoção
Sou paulistano sambista
O sonho do artista, na televisão
Vou me inspirar
Nessa saudade sem fim
De quem transformou essa rosa
Na majestade do jardim
Meu sonho vale ouro
Vai conquistar geral
Só quero acordar, pra te confirmar
Deu rosas nesse carnaval


Ordem dos Desfiles 2009 - em São Paulo
Sexta (20/02/2009)

Unidos do Peruche
Rosas de Ouro
Unidos de Vila Maria
Tom Maior
Mancha Verde
X-9 Paulistana
Nene de Vila Matilde

Sábado (21/02/2009)
Leandro de Itaquera
Pérola Negra
Mocidade Alegre
Acadêmicos do Tucuruvi
Gaviões da Fiel
Vai-Vai
Império de Casa Verde

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

País tropical

Encontrei uma porta de madeira jogada no lixo, de superfície plana, maciça. Porque não? Levei para casa, ficou no sol por uns dias, recebeu um tratamento e resolvi que dali sairia um quadro. Saiu. É esse mesmo. Primeira tentativa de pintar na madeira, tive dificuldade no início quando a tinta escorria. Deveria ser mais rápida? Não, claro que não. Deveria manusear melhor o "midium", até não usá-lo e empastar mais a tinta.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Bem vinda(o) à Fábrica dos Sonhos - III








... final ...



Chega a hora da despedida. Magos surgem conduzindo todos até o pátio de saída, aonde todos são surpreendidos por uma apoteose: pavilhões tremulam a formar um agitado oceano multicolorido;


uma alegoria celestial conduz o busto de um grande idealizador desta Fábrica, que cercada por outros, saúda os visitantes.







Fecham-se os portões e lá dentro o trabalho recomeça.

A Fábrica dos Sonhos é alegria, é luz, é fascinação, é paz. É o palácio da felicidade universal.


Alôôoo arquibancaaaada, galeeera de caaaasa....
(letra do samba enredo em breve, claro, está chegaaando a hóóóra)

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

O jovem Rossini


The Florence Academy of Art - convite


segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Bem vindo(a) à Fábrica dos Sonhos - II

...continuação...

Nesse ambiente são produzidos sonho, alegria e felicidade, além de produtos preciosos que irão ilustrar e compor uma das maiores expressões culturais de nosso País: o carnaval paulistano.

Destaca-se também uma grande coletânea de manifestações folclóricas destinadas à preservação da cultura brasileira que aqui viaja pelo mundo inteiro como em um sonho encantado, por isso todos que trabalham na Fábrica são como estrelas que caem do céu, fazendo entoar cânticos de beleza.


Aqui a magia brilha mais forte em meio a uma magia envolvente. O encantamento torna-se mais intenso. Os meios tecnológicos da Fábrica, aonde tudo é feito com muito amor, avançam em direção a um futuro promissor onde tudo é belo, é fantasia.





domingo, 15 de fevereiro de 2009

Treino e mais treino


Ufa... componente de escola de samba sofre!!!

Faça sol faça chuva nós estamos lá, lá lá rá lá, a ala Canto Forte, da Rosas de Ouro.

O ambiente é familiar, legal. Encontramos todo tipo de gente, com um importante denominador comum: sorriso largo estampado, bom humor e confraternização. Mulatas e negros magníficos com rebolado e ginga de matar de inveja; porque sou tão branquela? Só sirvo prá tarantella?
(esse é o meu lado compositora, rss rss).



Já estamos no espírito de carnaval então dá sinal para o trem da folia parar e suba voce também. Huuum, acho que aqui está saindo um enredo (é muita pretensão), Sonhar...eu sonhei no paaapel viver aaa fantaaasiiiia....


14 fevereiro 2009 = último treino técnico na passarela dos sonhos (de todos)

Alegoria


É a representação plástica e ilustrativa do enredo, sendo qualquer elemento cenográfico que esteja sobre rodas.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Bem vinda(o) à Fábrica dos Sonhos - I



Vou transcrever em capítulos a sinopse do enredo da Escola de Samba paulistana, Rosas de Ouro, Carnaval 2009.

Através do portal mágico, os guardiões dos pavilhões eternos recebem todos que chegam para visitar a Fábrica e, por um encantado jardim repleto de belas flores, lindos pássaros, num cenário composto de maravilhosas borboletas e fadas, chegam à sede central deste maravilhoso lugar.

De repente, pedem passagem. Mas quem passa? Um rei, uma rainha, um arlequim, uma colombina e, mais atrás, um pierrô.



Na Fábrica, plebeus transformam-se em principes e princesas. É um lugar marcado por criaturas e criações iluminadas que saem do papel transformando sonho em realidade.


sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

João Paulo Afinowicz


Uma relação de amor com a vida, com o próximo e sobretudo consigo. Assim este artista encanta por onde passa. Com sua arte e com seu modo de ser.
Descendente de ucranianos, nascido no Paraná, podemos dizer que a arte foi introduzida em sua vida, segundo seu próprio relato, através da educação religiosa que recebeu. Desde criança detinha-se nas figuras que via nos livros religiosos e nas igrejas.
Grande semelhança com o nascimento do barroco, no Brasil, que foi introduzido no início do século XVII pelos missionários católicos, especialmente os jesuítas, que trouxeram o novo estilo como instrumento de doutrinação cristã.
Afinowicz, predominantemente escultor em argila, tem a característica barroca, propiciador de uma manifestação estética um "que" primitiva, naive, com um toque bem brasileiro em suas alegorias. Vale a pena conferir seus "São Francisco" que ao invés da pombinha traz um tucano ou um papagaio. Ao lado, Nossa Sra. da Conceição, segundo o Apocalipse, 12,1 e 12,2.
Ele estuda o santo, seus dogmas, atribuições e modela sua interpretação.