quinta-feira, 30 de abril de 2009

Que bela passada! What a beautiful movement!



Difícil aparecer outro exemplar espetácular como este: Pinguim do Taboão. / It is difficult to appear another spectacular animal as this.

raça = Fox Paulistinha / breed = Brazilian Terrier

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Meu amigo Idris / Mon ami Idris

Posted by Picasa
Apresento meu amigo Idris, nascido em Mali, Africa. Grande conhecedor de arte japonesa, de gosto limpo e extremamente apurado para arte em suas manifestações. Vive em Paris, seu sonho é conhecer o Brasil e o fará assim que puder. Tinha a benção e proteção do saudoso Patrick e agora tem a minha, mesmo à distância. / J'ai l'honneur de présenter mon ami Idris, né en Mali, Afrique. Grand connaisseur d'art japonais, de goût propre et recherché pour art et leurs manifestations. Il vit à Paris. Son rêve est connaître le Brésil.
Il avait la bénédiction de Patrick et maintenant il a la mienne, même à distance.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Vórtice

(aquarela = by Marina)

Afluente do rio Bormida, Piemonte, Italia.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Músicas do cinema italiano

clique na imagem para melhor visualizá-la

domingo, 26 de abril de 2009

Brazilian Terrier


Adoro esta foto. Quem a enviou foi a Angelika Purkhauser, proprietária do canil Von Stall Brasil que fica na Áustria. Em 1996 ela adquiriu de meu canil o Gunther do Taboão, conhecido como Lindo, o primeiro da direita. O resto da turminha são todos filhos do Lindo com a namorada Filó do Taboão, que viajou junto com o Lindo para conhecer minha futura grande amiga Angelika, uma excelente criadora e que muito tem promovido nosso brasileirinho nas pistas européias, a quem conheci em 1998 no Campeonato Mundial de Cães na Finlandia. Aos poucos vou relatando as experiências e vivências que tive em criar fox paulistinha. /
I love this photo. Who sent it was Angelika Purkhauser, owner of Von Stall Brasil kennel (Austria). In 1996 she acquired from my kennel, Gunther do Taboão, nicknamed Lindo, the first one, at right. The others one are sons of Lindo and his girlfriend Filo do Taboão, the one that travelled with him to know my future great friend Angelika before me. She is an excellent breeder and promote very much our "brasileirinho" in europeans dog shows. I knew her in 1998 in the WDS in Finland. I will telling experiences I had in breeding fox paulistinha.

Posted by Picasa

sábado, 25 de abril de 2009

Aniversário da Mamma

Para minha mãe, na data de seu aniversário. / Per mia mamma, nella data del suo compleanno.

(aquarela = by Marina)

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Colecionando cores II

Parte de um adereço de uma fantasia de uma ala da escola de samba Rosas de Ouro (2009)

(by Marina)

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Vórtice 3


(aquarela = by Marina)

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Fundação Maria Luisa e Oscar Americano - 26 de abril

clicar na imagem para melhor visualizar

terça-feira, 21 de abril de 2009

Sandro Botticelli


Posted by Picasa



O "Nascimento de Venus" de Botticelli.

A obra está exposta na Galleria degli Uffizi, Firenze, Italia.

Mede 172,5 cm de altura por 278,5 cm de largura.
É provável que a obra tenha sido feita por volta de 1483.

No quadro, a deusa clássica Vênus emerge das águas em uma concha, a vieira (scallop em inglês, conchiglia dei pellegrini em italiano)


segunda-feira, 20 de abril de 2009

Guararema

(aquarela = by Marina)

Pequena cidade do interior paulista, colada na Grande São Paulo. Desde criança conheço esta cidade. Não mudou quase nada, pelo bem de todos. Continua com seu aspecto pacato e deve ser o local aonde existe a maior concentração de restaurantes por habitantes; à toda hora abre mais um. E saborosos. Também tem uma grande concentração de alambiques, todos caseiros. Voce pode comer e beber ou beber e comer. Já levei muitas pingas de lá para amigos na Europa e sempre são apreciadas. Também levei amigos da Europa para lá e apreciam bastante sair da grande metrópole e descobrir Guararema, cortada pelo Rio Paraíba do Sul. Íncrivel como sempre aparece alguém que conhece Guararema ou que é de Guararema na minha vida. É como a Barquedo de meu avô paterno, na Italia, Piemonte, literalmente perdida no meio do mapa mas tem sempre alguém que ouviu falar.
Cena No. 1 - num elevador no Guarujá, um senhor carregando capacete de motoqueiro e ropeta de couro, barro nos pés (botas). Conversa vai e vem, disse que "ontem" tinha feito um passeio com a turma para almoçar num restaurante fantástico numa cidadezinha do interior. Em Guararema? perguntei.
Matei a charada na hora ante o olhar estupefato do dito cujo.
(segredo, que não contei = todo mundo faz isso: caravanas de carros antigos, os motoqueiros de várias marcas, corredores de bicicletas, maratonistas, qualquer tribo).
Cena No.2 - década de 60 - peguei emprestado o velho cavalo do administrador do sítio dos Rebouças para um passeio até ... até aonde o cavalo queria, acostumado que estava com o trajeto: parou em vários botecos aonde expliquei que o cavalo não havia sido roubado, ante o olhar desconfiado de vários companheiros de truco, outros de copo, do "seo" Dito; no mangueiral para apanhar leite mas eu não tinha nenhuma habilidade com tetas de vaca; no sítio do distante vizinho para uma conversa ao pé do ouvido e eu não tinha nada a dizer àquele homenzarrão com cara de bravo, nenhuma mensagem do amigo Rebouças, mesmo assim o cavalo lá cumpriu seus 20 minutos de parada; outra na bica para saciar a sede e jogar um charme nas éguas amigas. Relincho daqui relincho dali nosso passeio durou umas 6 horas, mesmo porque ele resolveu pastar, uma relva verdinha. Tudo isso num monótono passo de bicho preguiça. Só disparou nos últimos 500 metros quando viu o percurso terminado e que estava na hora dele dormir. Eu fui tomar banho. (eu adorei esse passeio)

domingo, 19 de abril de 2009

Vórtice 2


(aquarela = by Marina)

sábado, 18 de abril de 2009

WDS 2004

World Dog Show 2004 - Rio de Janeiro - Brasil O último ano em que compareci em pistas expondo a raça Fox Paulistinha (Terrier Brasileiro), no WDS, 18 de abril de 2004. Despedi-me no campeonato mundial, obtendo com o exemplar que carrego em meus braços, Naná do Taboão, apelidada de Isabel, a classificação Best in Show (BIS) na raça, isto é, campeão mundial da raça, julgada por Marcos Hotz, comigo na foto.

Nesse dia estava muito triste pois fazia pouco tempo que minha mãe havia falecido. Fiz questão de comparecer e "pendurar as chuteiras" nas exposições mundiais quando ela realizou-se no País de origem da raça: este Brasil brasileiro.

Mesmo assim, meu canil, o canil Taboão, continuou representado nas exposições por pessoas que compraram meus filhotes e que tornaram-se minhas amigas. O canil Taboão, entre tantos títulos, soma 19 de Campeão Mundial. Em 2004 o primeiro Campeão do Mundo da raça, Pinguim do Taboão, tinha 13 anos de idade.






A simplicidade dos campeões: todos desgrenhados na foto, eu pelo menos e os 2 exemplares que foram o BOB (best of breed - melhor da raça = Isabel) e o BOS (best of opposite sex - melhor do sexo oposto = desculpe não lembro o nome, mas o criador é o Mauro), levantando a bandeira brasileira, como sempre fizemos nas pistas européias.
(photos = by Vito)

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Clóvis




Clóvis (Bornay) é o apelido que demos a este galo cheio de penas flutuantes.


(o.s.t. by Marina)

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Igreja da Aparecidinha

Posted by Picasa
Data = 1907
Local = Bairro Taboão, distrito sede de Mogi das Cruzes
Tão linda igreja, já em deterioração como atesta a foto, pode transformar-se em ruína brevemente.
Motivo: não há órgão público competente que faça o restauro, nem municipal, nem estadual, federal nem passa por perto, quer por incompetencia quer por competencia.
Outro motivo: se por competencia (para bom entendedor meia palavra basta), informo que estive na Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo pedindo vistas ao processo do Aterro Sanitário 3 Irmãos que tem projeto de instalar-se nessa região e espantosamente ousaram fazer a entrada do empreendimento na "cara" desta igreja; 6 caminhões de lixo por minuto é a previsão, vai sobrar o que?
Ruínas...
(turma do "boca no megafone": vamos por a boca no trombone?)

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Estudo limusan

Estudo de cabeça bovina da raça Limusan (carvão, giz colorido, pastel s.p. - by Marina)
Posted by Picasa

terça-feira, 14 de abril de 2009

Patrick


Patrick foi uma das pessoas mais suaves que conheci, um encontro quase sem querer, como quase tudo em minha vida. Numa manhã de chuva de verão de 1994 num dia de julho no mercado de pulgas de Paris encontrei a boutique do Patrick.
Tornamo-nos grandes amigos; e nossos amigos, amigos dele. E os amigos dele, amigos nossos.
Andávamos sempre em quatro: Patrick, Idris, Vito e eu. Então viramos 3: Patrick, Idris e eu, andando juntos.
Hoje é aniversário do Patrick, mas o danadinho nos fez uma brincadeira de muito mau gosto: il nous a quitté, foi o que a Cris me avisou no 20 de julho passado. Fui lá para as exéquias. Pelas ruas da velha Paris, Idris e eu. / Patrick a été une des personnes le plus doux que j'ai connu, une rencontre presque sans envie, comme presque tout dans ma vie.
Dans un matin de pluie d'été de 1994 de juillet dans le marché de puces de Paris j'ai trouvé la boutique de Patrick.
Nous nous tournons grands amis ; et nos amis, amis de lui. Et les amis de lui, nôtre amis.
Nous etions toujours en quatre : Patrick, Idris, Vito et moi.
Alors nous etions 3 : Patrick, Idris et moi.
Aujourd'hui c'est anniversaire de Patrick, mais le petit nous a fait un jeu de mauvais goût : "il nous a quitté", Chris me a informé le 20 juillet dernier. J'ai été là pour les obsèques. Par les rues de la vieille Paris, Idris et moi.





(vasos do jardim da casa de praia de Patrick = by Marina)


(primeira foto = by Idris)

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Elisa

Amanhã é seu aniversário. E de outro grande amigo. Por esta razão dou meu parabéns adiantado à Elisa. Outra amiga que conheci por um acaso. Estou reparando que as boas amizades são estas, as que acontecem simplesmente por acaso, porque tinham que acontecer. Ela não mora aqui mas sempre que aqui vem e podemos, nos encontramos. Nesta foto estamos no interior de São Paulo, um convite feito por ela, fomos a um leilão de cavalos lusitanos. Claro que fui munida de máquina fotográfica, tirei muitas fotos e pintei meus cavalinhos (alguns postados neste blog). Esse dia foi especial, eu pensei que estaria deslocada pois cavalo não é bem meu mundo, apesar de adorar equinos. Para minha surpresa conhecia algumas pessoas, quer dizer, algumas pessoas conheciam meus cachorros, em especial o beloved Pinguim, elas tinham um vínculo com o fox paulistinha. Não disse? Mundo pequeno...Parabéns menina. Diga-se de passagem aquele dia foi excelente. Desejo a voce tudo de bom e maravilhoso.

domingo, 12 de abril de 2009

Premio "Passion for Painting"


Obrigado Fábio Cembranelli.


Tive a grande honra de receber de meu mestre de aquarela um especial premio, o "Passion for Painting", a quem ele contemplou a outros 6 artistas.


Agora que o recebi devo premiar outros 7 artistas.


Vou consider a palavra "pintar" em um sentido mais amplo e figurado: retratar, representar, descrever, reproduzir, espelhar, refletir, para distribuir minha escolha.


http://www.sabercultural.com/
http://renatoblaschi.blogspot.com/

Se eu fosse voce daria uma passada nesses endereços. Vale a pena; grandes artistas.

sábado, 11 de abril de 2009

Tatcheria Mirabilis


Posted by Picasa
Outra de minhas paixões são as conchas. Desde criança. Passeando na praia ficava encantada com a variedade de formas e cores que via, depositadas na areia, cuspidas pelo mar. Hoje as crianças só encontram garrafas plásticas.
Frank Lloyd Wright projetou o Guggenheim Museum baseado na forma da concha "Japanese Miracle Shell" (Thatcheria mirabilis (Angass).

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Fundação Maria Luisa e Oscar Americano - Roteiros


O Setor Educativo da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano apresenta a 1ª Série de Roteiros Anuais.
Estes roteiros possibilitarão às crianças e jovens vivenciar novas situações investigadoras de aprendizagem, através de uma mediação dinâmica e lúdica, que ampliará seus conhecimentos relacionando os conteúdos já estudados com nosso acervo paisagístico, arquitetônico, histórico e artístico.
Esta iniciativa tem como objetivo aproximar cada vez mais a escola e seus alunos do mundo contemporâneo, por meio do trabalho conjunto com o espaço cultural.
O programa proposto foi organizado de forma interdisciplinar, abrangendo conteúdos de Arte, História e Biologia, com visitação ao museu e ao parque (trilha).


Atenciosamente,

Setor Educativo
Camila Castanheira
Karen Montija
clicar na imagem para visualizá-la ampliada

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Fábio Cembranelli

Posted by Picasa
Hoje é aniversário do professor de aquarela Fabio Cembranelli. Aqui vai um abraço carinhoso de todos seus alunos, especialmente das turmas do ateliê em São Paulo. Além de professor, Fábio é um amigo, um talentoso aquarelista e batedor de papo e com essa fluência no gestual e no "conversal" as aulas são leves e produtivas. A cada dia uma descoberta no mundo da aquarela aonde aprendemos a fluidez de tão delicada técnica.
Nesta data tão querida Fábio um hippi hippi hurra! Parabéns!

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Nú feminino


(pastel sobre papel = by Marina)
Posted by Picasa

terça-feira, 7 de abril de 2009

Flores para o aniversariante de ontem


(aquarela = by Marina)

domingo, 5 de abril de 2009

Julian Breaver - parte V







Acaaabooou. Não é espantoso?

sábado, 4 de abril de 2009

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Fundação Maria Luisa e Oscar Americano

Tenho uma amiga que mora na Suiça e esteve por aqui dias atrás. Fizemos um passeio que eu me devia há muito: visita nesta Fundação. Merece. Uma ilha de paz na turbulenta São Paulo agrada a qualquer pessoa.
Clique na imagem acima para melhor visualizar uma das programações.


quinta-feira, 2 de abril de 2009

Julian Breaver - parte IV

...continua...





quarta-feira, 1 de abril de 2009

Flamboyant


Uma das minhas árvores prediletas.
(aquarela - by Marina)