domingo, 31 de maio de 2009

Tigre

Posted by Picasa
(pastel sobre papel = by Marina)
Tigre (Panthera tigris) é um mamífero da família dos Felinos ou Felídeos. É uma das quatro espécies dos "grandes gatos" que pertence ao género Panthera. Os tigres são predadores carnívoros.

Um macho adulto pode pesar mais de 300 kg. São caçadores noturnos e apesar de seu grande tamanho, podem se aproximar de suas presas em completo silêncio, antes de se precipitar sobre elas a curta distância. Entre os carnívoros terrestres eles têm os maiores dentes que podem chegar a 10 cm e as maiores garras atingindo os 8 cm. A força da sua mordida é a mais forte entre todos os felinos. Ele é um grande nadador, eles usam isso para se refrescarem. Já aconteceu de tigres nadarem mais de 5km.
(fonte: wikipedia)

sábado, 30 de maio de 2009

Rosas

Posted by Picasa
(aquarela = by Marina)

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Flores de Maio




Posted by Picasa
Seu nome científico não é lá uma beleza: schulumbergera truncata. Tádinha!
Nada como ser popular e ser conhecida como "Flor de Maio"!
Uma de minhas prediletas, deixa nosso outono (o nosso, abaixo da linha do equador) mais alegre. Pelo seu espaço aéreo circulam beija-flores. Mesmo sendo uma cactácea seus espinhos são doces. Como doce é maio .

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Cravos

Posted by Picasa
Nesta data especial, nosso aniversário de casamento.
(aquarela = by Marina)

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Lago Maggiore

Posted by Picasa
Lindo passeio para se fazer. Fica no norte da Italia, divisa de Piemonte e Lombardia. Faz fronteira com a Suiça. Meu pai era de lá, Barquedo.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Cisne furioso


Cópia (estudo)
(o.s.t. = by Marina)
Posted by Picasa
Os cisnes são aves aquáticas da sub-família Anserinae, que inclui também os gansos. No seu conjunto formam o género Cygnus (que é o nome de uma constelação), sendo caracterizados pelo longo pescoço e por patas curtas.
A sua distribuição geográfica é diversificada, sendo os cisnes do hemisfério norte brancos, enquanto que os do hemisfério sul apresentam plumagem por vezes colorida. Os cisnes formam casais monogâmicos e constroem ninhos onde chocam entre 3 a 8 ovos. Se a nidificação falha, é comum os membros do casal procurarem outro parceiro

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Mais Agility




Tom e Tutsy
Posted by Picasa

domingo, 24 de maio de 2009

Ararinha azul

Posted by Picasa
(pastel sobre papel = by Marina)

Ararinha-azul (Cyanopsitta spixii)

Extinta na natureza

Seu habitat seria o extremo norte da Bahia ao Sul do rio São Francisco. Possuiria plumagem azul, com asas e cauda muito longas e mais escuras, bico negro com grande dente maxilar e íris amarelo-mostarda. Está seriamente ameaçada de extinção, não sendo mais vista em vida selvagem.
Durante sua vida têm apenas um parceiro, formando casais fiéis.
A ararinha faz ninho em ocos de árvores bem altas e antigas. Em decorrência de corte indiscriminado de árvores da caatinga, aonde restam apenas árvores mais jovens, não tão desenvolvidas e altas, têm dificultado em muito a reprodução desta espécie, inclusive sua adaptação às novas condições.
Esta ecologia peculiar levou a que o seu número de efectivos fosse decrescendo, sendo em 2000 considerada extinta na natureza quando o seu último exemplar livre conhecido foi capturado.

O maior responsável pelo desaparecimento desta ave é o ser humano (claro) devido ao intenso tráfico. Os compradores são atraídos pela sua bela cor azul e principalmente pela ganância de possuir uma espécie tão rara.

Atualmente existem apenas 78 exemplares da ararinha-azul no mundo, o que as torna uma das mais raras espécies vivas. Destes, apenas 8 podem ser encontrados no Brasil, sendo que dois estão em exposição no Zoológico de São Paulo. Apesar de serem um casal, as ararinhas da Fundação Parque Zoológico de São Paulo, ainda não tiveram filhotes, pois são jovens.

Mesmo com intensas campanhas de educação ambiental e inúmeros projetos de ecologia e conservação, esta espécie não vive mais solta na natureza, restando algumas em cativeiro, onde é extremamente rara a sua reprodução. Em 2006, decorria um programa para libertar alguns casais em uma área específica bem guardada e adequada para a sobrevivência da espécie, a fim de evitar o cruzamento entre indivíduos consangüíneos, do mesmo sangue ou pais. Recentemente, no ano de 2001, foi visto um exemplar macho solto na natureza. Mas tudo indica que foi libertado por alguma pessoa.
(fonte: conhecimento e Wikipedia)

sábado, 23 de maio de 2009

Borboletas azuis?

Depois que vi esta foto na tela do computador é que percebi que parecia mais uma revoada de borboletas ao invés das flores.
Ainda não expliquei porque gosto de fotografar vários assuntos: eu penso "um dia ainda vou pintar um quadro desses". Então click, click. Prefiro pintar ao vivo mas não estou preparada nem minha cidade oferece condições para tal (na melhor das hipóteses roubariam o cavalete e material de pintura no segundo dia; eu tentaria evitar o assalto e já estou vendo minha obra enfiada cabeça abaixo do pivete, completamente danificada, ele tonto com a pancada reagindo mal e mal, eu assustada, esguichando tinta tubo afora, como se fosse espada, ele pegando meu melhor pincél e investindo furioso contra mim que, desesperada, quebro o cavalete que jazia ao lado, na perna dele. Conclusão: ou me deixo roubar pacificamente e fico sem nada ou não entrego os pontos, acabo com o meliante e também fico sem nada, porque ter tudo arruinado e ter nada dá na mesma. Por isso fotografo. Mas ai de quem tentar levar minha máquina fotográfica!)

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Marie Therèse - a aniversariante do dia


Marie Therèse deveria ser Mariquita mas felizmente é Maria Teresa como as duas nonnas, as dela, as minhas e as da Heliana. Perceberam? As 3 "irmãs cajazeiras". Nós 3 juntas aprontamos um bocado, não quando éramos crianças porque não fomos crianças na mesma época, mas a-go-ra! ultimamente. Lembro de nós 3 em Frankfurt esperando o metrô, sentadinhas, quase quietinhas, os alemães comportados na plataforma em frente. Entraram no trem que chegou antes e continuaram a nos olhar (1994, Copa do Mundo, Alemanha voltando para casa). Sem combinar, nós 3 mostramos a língua e fizemos caretas ao mesmo tempo! daquelas com o dedão na orelha e os demais abanando. (que feio! como irmã mais velha deveria nos dar um bom exemplo!). E em Chantilly à cata de um único lugar que tivesse o famoso creme; nos esbaldamos com sorvete e chantilly.

Quando eu era criança e ela adolescente ela assoprou açucar (que eu não gosto) na minha cara e ganhou uma lagartixa dentro de uma caixa de bombom vazia; uma vez ou outra lá ia eu junto para "segurar vela" quando namorava. Pretendentes não lhe faltavam, muito bonita, parecia a Claudia Cardinalli no colégio Dante Alighieri. Os tais me davam bombons para sair de perto mas meu negócio era empadinha e o truque não funcionava.

Ela é ótima companheira de viagem, especialmente na Italia, aonde nasceu, descobrindo cada cantinho escondido com o bom perfume da cozinha italiana! Depois do quinto copo de vinho ela diz que não aguenta mais, que não pode beber muito pois pode ficar tonta e não entende como eu e a Heliana podemos continuar a tomar aquele maravilhoso líquido (quando estamos na Italia, o vinho que nos oferecem é "leggero"). Ô maninha, é a companhia! Ce ainda num percebeu? Iic!
Felice compleanno.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Margaridas

Posted by Picasa
(aquarela = by Marina)

quarta-feira, 20 de maio de 2009

The Florence Academy of Art - curso de verão

Dê um clique na imagem para melhor visualizar.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Aniversáriante do dia


Tenho um amigo muito divertido que pensa que é sério. Vive dizendo que trabalha como um camelo. Pois então ele tem uma grande vantagem: aguenta o sol, não se desidrata facilmente, pode fazer uma longa viagem com alguns bons goles de água e outras cositas mais. Eu acho que ele exagera porque ainda não vi corcova nenhuma.
Ele gosta muito de animais, pois de repente ele diz que é um cachorrinho abandonado num pote de mel. Tádinho, cheio de charme. Dá até para ver o anúncio: "de porte médio e bem constituido (talvez até um pouco gordinho). É extremamente simpático mas por vezes tímido ao inicio. Mas depois de estar à vontade só quer mimo e festas na barriga. Encontra-se vacinado. Se quer ter na sua vida um pote de mel que torne os seus dias repletos de alegria e carinho, adote- o!"

Hoje é seu aniversário e estou em dúvida com o presente: um óculos escuro para atravessar o deserto ou uma coleirinha com sininho para ser encontrado?
Parabéns amigo.

(o.s.t = by Marina)

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Vaca sentada

Posted by Picasa
Imaginem minha pose quando tirei a foto desta vaquinha preguiçosa que só ficava deitadona me encarando. O título deste post não é nome de índio americano, foi força da circunstancia. (tudo sem acento conforme nova ortografia?)
(o.s.t. = by Marina)

domingo, 17 de maio de 2009

Fox Paulistinha

Posted by Picasa
Há alguns anos quase não se encontrava material, enfeites, obras, referencias com nosso brasileirinho Fox Paulisitinha (Terrier Brasileiro). Tornei-me uma observadora e sem querer uma colecionadora do que encontrava parecido, como este trabalho em argila, depois queimada e pintada. Detalhe: os olhos são de vidro, o corpo é ôco e os olhos fixados por dentro.

sábado, 16 de maio de 2009

Saudades...








Eu era feliz e sabia...
A dor ameniza mas tua alegria faz falta. Já são 3 anos sem teu sorriso.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Voces conhecem Agility?



Posted by Picasa
Já dá para ter uma idéia do que seja: um esporte fantástico, o cão interagindo com seu dono, vencendo obstáculos. O importante é os 2 se divertirem. Aqui a cachorrinha voadora Tutsy (Gigi do Taboão) e o dono Tom (que vão aparecer juntos em outra postagem)

quinta-feira, 14 de maio de 2009

VI.BI. Torino

Outra paixão minha são os livros. Não resisto. Posso ficar numa livraria 3/4/5 horas e nem percebo. Certa vez encontrei o livro de Fulvio Rosso "Per virtù del fuoco", Musumeci Editore. Fala de cerâmicas do "novecento" (século XX) italiano.
Várias marcas, vários artistas: Lenci, Minardi, Le Bertelli, Zaccagnini, Deruta, FACI, Cacciapuoti, Ginore e Doccia, Finzi, Ginori San Cristoforo, Pietro Melandi, Galileo Chini, etc...

Dentre tantas eu adorei essa estátua. Como eu não posso tê-la eu a desenhei em pastel.
O título = La donna e la piovra (A mulher e o polvo)

Giuseppe Vallini (1925 ~1974) com o objetivo de produzir, adquirir, vender cerâmicas artísticas e também comuns, funda a VI. BI., em 1952, em Torino (Turim) que fecha suas portas em 1972.

Posted by Picasa

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Moncalvo

Posted by Picasa
Moncalvo é uma pequena cidade nas colinas do Piemonte, no Monferrato. De origem romana (a cidade), achei intrigante essa espécie de ânfora branca na porta de uma residencia, aliás, a placa era de uma pedicure, Elena.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Mixiricas

Posted by Picasa
(pastel sobre papel = by Marina)

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Colecionando cores III

Adereços de uma ala da escola de samba Rosas de Ouro (carnaval - 2009)

(photo by Marina)

domingo, 10 de maio de 2009

Alpes



Estava lá no verão... (aquarela by Marina)

sábado, 9 de maio de 2009

De frente para o anoitecer

Posted by Picasa
O mesmo local já tarde da noite, noite de lua cheia, noite ainda com sobras do calor do verão que acabou. Cada momento tem sua magia.
(photo = by Martha Symony)

sexta-feira, 8 de maio de 2009

De costas para o amanhecer

O nascer do astro Sol acordou-me cedo na manhã de um dia do verão que passou: 04:33 hr.

Mais um dia, pois durmo propositadamente de frente para ele, para saborear as cores que chegam.

Nesse dia quis saber como se portava o Oeste pela manhã, se ele também amanhecia forte como o Leste.

Era tímido e preguiçoso.

(photo by Marina)

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Brazilian Terrier II


Posted by Picasa


No começo de abril esteve visitando São Paulo Martha Symony, uma moça húngara que mora na Áustria. Outra apaixonada pelo fox paulistinha. Imaginem o que ela fez: há algum tempo ela adquiriu um casal dessa raça e importou para lá. O macho, Quarup do Taboão, com apelido de Filo. A fêmea, Sofia, do canil do Mauro. O nome do canil dela, já deu para adivinhar, não? Filo+Sofia = Filosofia. Bem bolado.

Disse-me ela que seu sonho era vir para o Brasil com o casal para que eles retornassem à terra mãe e aproveitar para comprar as famosas havaianas, beber água de coco (no coco) (escrevi certo?) e ir à praia. Isso tudo em 3 dias, que era o tempo da carona que tinha com o amigo piloto de conceituada companhia áerea alemã. Resumindo: os 4 ficaram comigo e eu adorei cabular uma terça-feira de escritório, também eu tomar água de coco e entrar num mar calmo e quente. Eles estão certos. Aqui é muito bom!

Diga-se de passagem a Martha é ótima fotógrafa, estas são fotos dela.