sexta-feira, 31 de julho de 2009

Bem-te-vi

Posted by Picasa
Disseram-me que quando um bem-te-vi canta a plenos pulmões o tempo vai mudar.
(aquarela = by Marina)

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Grigorescu

Posted by Picasa
Estudo do pintor romeno Grigorescu, sec. XX ; outra obra que não posso ter pois deve estar no museu, então faço um estudo e penduro na parede. Fica quaaase ... mas dá uma idéia.
(o.s.t. = by Marina)

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Minha terra tem palmeiras - "Canção do exílio"


Canção do Exílio
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar — sozinho, à noite —
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Gonçalves Dias
(aquarela = by Marina)

terça-feira, 28 de julho de 2009

In Alessandria


Posted by Picasa


"Chiosco per mescita ai giardini pubblici in Alessandria", projeto do arquiteto José Vicente Vicari (Giuseppe Vincenzo Vicari), meu pai, que quando veio ao Brasil em 1947 trouxe vários projetos de sua autoria, a maioria deles no Piemonte, Italia. A data deste é 1946.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Sanatorio di Agrano

Posted by Picasa
Projeto de José Vicari Vicari conhecido na Italia como Giuseppe Vincenzo Vicari - década de 30

domingo, 26 de julho de 2009

Outono europeu

Posted by Picasa
Antes da folhas secas cairem elas se colorem de um mágico amarelo.
(aquarela / watercolor = by Marina)

sábado, 25 de julho de 2009

Num lago europeu

(photo by Marina)
Posted by Picasa

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Gianni Rivera


Well, well, well. Todo mundo tem alguém importante na família. Eu também. Mundialmente conhecido. Parentesco de lado materno, meu lado alessandrino. Minha mãe e minha avó sempre falavam desse primo, Gianni Rivera, nascido no Valle San Bartolomeo, perto da Betania, como ela, minha avó, província de Alessandria, que havia começado sua carreira futebolística jogando per i "grigi", apelido do time alessandrino.
Daí para o Milan tornando-se o "bambino d´oro" dos italianos e também o de nossa pequena família. Foi camisa 10 da seleção italiana. Tornou-se Deputado da República Italiana e ainda hoje atua politicamente. Era o nosso Pelé.

Well, well, well. Ognuno ha qualcuno importante nella famiglia. Anche io. Universalmente conosciuto. È mio parente da parte materna, alessandrina. Mia mamma e mia nonna sempre parlavano di questo cugino, Gianni Rivera, che era nato nel Valle di San Bartolomeo, vicino alla Betania, come lei, mia nonna, provinzia di Alessandria, che aveva cominciato la carriera di calcio nei grigi, la squadra alessandrina.
Dai grigi dritto per il Milan quando diventa il bambino d´oro degli italiani ed anche della nostra piccola famiglia. Era camicia 10 della azzurra. Anche membro della Camera dei rappresentanti della Repubblica italiana ed ancora oggi è nella politica. Voi italiani conoscete bene questa storia.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Ribeirão Vermelho

Posted by Picasa
(aquarela = by Marina)

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Época de degelo

Posted by Picasa
No verão europeu apenas os cumes dos Alpes continuam brancos de neve eterna. Pelas altas encostas a torrente desce fria e cristalina. À vida volta a vegetação local. / Nella estate europea soltanto le parti superiori delle Alpi continuano bianchi di neve perpetua. Verso l´alta montagna la torrente scende fredda e cristallina. Alla vita la vegetazione locale ritorna

terça-feira, 21 de julho de 2009

Gustav Vigeland







O Parque de Esculturas Gustav Vigeland, em Oslo, na Noruega é visita obrigatória. São 192 esculturas de granito com formatos humanos, em diversas situações cotidianas.
Este escultor criou 600 figuras de homens, mulheres, jovens e crianças em tamanho natural, que compõem o parque, onde ele trabalhou até a sua morte, em 1943.
O trabalho do escultor francês Rodin, visto por Vigeland nas visitas ao estúdio do artista em Paris, impactou-o profundamente. O relacionamento entre o homem e a mulher sempre foi um tema recorrente nas suas obras.
Um ponto alto do Parque é um monolito, uma coluna de 14 metros coberta por 121 pessoas esculpidas. Na base da coluna, estão corpos quase mortos, que vão adquirindo movimento até que o topo da coluna é coberto de crianças pequenas.
Circundando o monolito estão 36 grupos em granito representando o ciclo da vida: um homem e uma mulher sentam-se face a face com uma pequena criança entre eles; crianças brincam, homens e mulheres jovens sonham e se abraçam, entre outras cenas. Lindo.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

La Chartreuse - como eu imaginei

Posted by Picasa
(aquarela = by Marina)
(usado filtro difusor propositalmente)

domingo, 19 de julho de 2009

Fim do passeio

Posted by Picasa
Vendo o grande desafio que teria pela frente, resolvi não seguir meu impulso de Marco Polo e voltei, deixando a vontade de chegar ao topo de lado, em nome de minha sobrevivencia, que é o mais importante. Essa caminhada/escalada que fiz deve ter uns 1.800 metros. Foi uma experiência fantástica e me fez ver que eu posso caminhar só, mesmo correndo o risco de deparar-me com um urso malvado. De certa forma sabia que sairia ilesa pois estava lidando com a Natureza a quem sempre respeitei, cuidei e defendo.
Isso serve de paradigma para todas as situações com que nos deparamos na vida.

sábado, 18 de julho de 2009

Caminho das águas

Posted by Picasa
Sem um guia e procurando o melhor local para colocar o meu pezinho, só olhando para o chão, lotado de buracos e ribanceiras escorregadias, me segurando em raízes que afloravam como mãos a me socorrer, eu me perdi. Pronto! Só vão me encontrar daqui a 1000 anos! Pelo menos vou até o fim, vou ver essas cascades du cirque de saint méme dans le massif de la chartreuse. De repente vejo marcas similares feitas por algum ser humano em algumas árvores e lembro dos sobrinhos do Pato Donald: isso aqui deve ser coisa de bom samaritano e sigo as ditas cujas. Finalmente estou salva! Achei a trilha que havia perdido. Encontro outra placa: "em época de degelo (como naquele momento) não ande pelas pedras, perigo de vida". (olhe a foto, que tirei de um angulo visto de cima, e imagine a força da água descendo). Mas estou aqui para contar a história e dizer que não se faz uma coisa dessas sozinha em um dia nublado, dia em que sequer os guias treinados quiseram sair do chalé quentinho, deixar de lado o vinho e arriscar o pescoço.
(PS - eu faria de novo nas mesmas circunstâncias, afinal, quando volto lá?)

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Cirque de Saint Même - II

Posted by Picasa
(aquarela = by Marina)

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Cirque de Saint Même

Posted by Picasa
Depois de mais meia hora de escalada, só escutando o fragor das cascatas, chega-se em um ponto em que se pode avistá-las. O dia estava especialmente nublado e eu especialmente sozinha na floresta coberta da névoa. Uma vez que já tinha encontrado a trilha novamente, estava com água (para beber) suficiente para enfrentar a descida, não tinha visto nenhum esquilo certamente não iria encontrar urso algum, fiquei em paz e segui ao topo das duas cascatas.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Floresta adentro II


(aquarela = by Marina)
Posted by Picasa

terça-feira, 14 de julho de 2009

Floresta adentro

Posted by PicasaLi em uma placa que poderia encontrar ursos. E que não deveria tocar ou alterar nada na Natureza ao redor. Seria ao redor de mim ou eu faria parte daquele redor? Porque não havia nenhuma alma por perto após uns 45 minutos de caminhada para cima. Como a floresta era fechada eu não havia percebido que chovia e ninguém era suficientemente louco de estar na trilha. Que trilha?

segunda-feira, 13 de julho de 2009

La Chartreuse - II

Posted by Picasa
(aquarela = by Marina)

domingo, 12 de julho de 2009

La Chartreuse

Posted by Picasa
Toda esta área é uma grande reserva natural protegida. Para chegar até aqui voce chega de carro e prepare-se para uma espetacular caminhada. De preferencia com um guia. Devido à neblina do dia os guias estavam bem abrigados nas confortáveis cabanas. Mesmo assim eu fui; sozinha. Quando eu voltaria lá? Eu queria ver a famosa dupla cachoeira de perto. Dá para ver na foto, dois risquinhos brancos perdidos no verde. Comecei a andar floresta adentro, o rio ao lado. Inospitante.

sábado, 11 de julho de 2009

Adoro aventuras - Arceburgo

Posted by Picasa
Pode não parecer, mas abaixo da frágil pinguela, a distancia era superior a 50 metros. Isso foi perto de Arceburgo (MG). Podem esperar que virá uma enxurrada de cascatas, cachoeiras e afins.
(photo = by Lylian)

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Praia do Perequê

Na ilha de Santo Amaro, litoral paulista, continua o recanto de pescadores com característica de décadas passadas.

(photo = by Marina)

Posted by Picasa

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Cervo toscano

Posted by Picasa
(pastel sobre papel - by Marina)

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Ny Carlsberg Glyptotek




O museu foi fundado a partir da coleção de Carl , filho do fundador da cerveja Carlsberg, reunindo uma das maiores coleções privadas de arte de seu tempo, e que hoje possui a maior coleção de arte antiga no norte da Europa.
A coleção do museu inclui antigüidades egípcias, gregas e romanas assim como esculturas românticas e pinturas impressionistas e pós-impressionistas.



Impactante a escultura em mármore do dinarmarques Kai Nielsen, "A mãe água", delicadamente colocada na estufa central, entre plantas e carpas coloridas. Num corpo feminino forte, 14 crianças bebês tentam escalar o corpo da mãe, que carrega em seu braço esquerdo sua caçula, Venus com a maçã. A mulher ou mãe foi descrita por Nielsen como a Natureza eternamente criando a Vida. Nesse ambiente de comtemplação descobrem-se surpresas, aparentemente escondidas, como este pequeno hipopótamo.


(photo = by Marina)

terça-feira, 7 de julho de 2009

Mel


A namorada do Gold, o labrador de minha irmã caçula.
Posted by Picasa