segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Figura de proa

A “figura de proa” é uma figura decorativa esculpida em madeira, frequentemente com formas femininas ou animais, que se usou na proa os navios entre os séculos XVI e XIX. A prática foi introduzida com os galeões do século XVI apesar de anteriormente a isso, alguns tipos de navios terem alguma espécie de decoração ou ornamentação da proa.

Tal como a decoração da popa, a carranca tinha por objetivo indicar o nome da embarcação a uma sociedade iletrada, como era a de 1500, para além de demonstrar a riqueza e o poder do armador, assim como afugentar maus espíritos que pudessem por em risco a viagem. No auge do período Barroco, alguns navios ostentavam figuras de proa gigantescas que pesavam algumas toneladas e chegavam a ter réplicas em ambos os lados do casco.

Uma figura enorme, esculpida em madeira maciça e cravada no topo da proa, prejudicava as qualidades de flutuabilidade do barco. Este fato, aliado ao custo fez com que as carrancas fossem feitas significativamente mais pequenas durante o Séc.XVIII, caindo em desuso por volta de 1800. Depois das guerras Napoleónicas, houve um período de revivalismo desta forma decorativa mas as figuras eram elaboradas apenas da cintura para cima, em lugar das esculturas completas e maciças usadas anteriormente. As figuras de proa enquanto tal desapareceram com o fim dos grandes veleiros.

Sou atraída pelo charme dessas figuras; deparei-me com esta encantadora figura feminina a proteger uma residência, na cidade de Bergen, Noruega. Bergen é considerada a capital da chuva e a figura, mesmo fincada na proa da casa em chão seco, enfrenta tempestades.

(photo = by Marina)

Nenhum comentário: