terça-feira, 21 de julho de 2009

Gustav Vigeland







O Parque de Esculturas Gustav Vigeland, em Oslo, na Noruega é visita obrigatória. São 192 esculturas de granito com formatos humanos, em diversas situações cotidianas.
Este escultor criou 600 figuras de homens, mulheres, jovens e crianças em tamanho natural, que compõem o parque, onde ele trabalhou até a sua morte, em 1943.
O trabalho do escultor francês Rodin, visto por Vigeland nas visitas ao estúdio do artista em Paris, impactou-o profundamente. O relacionamento entre o homem e a mulher sempre foi um tema recorrente nas suas obras.
Um ponto alto do Parque é um monolito, uma coluna de 14 metros coberta por 121 pessoas esculpidas. Na base da coluna, estão corpos quase mortos, que vão adquirindo movimento até que o topo da coluna é coberto de crianças pequenas.
Circundando o monolito estão 36 grupos em granito representando o ciclo da vida: um homem e uma mulher sentam-se face a face com uma pequena criança entre eles; crianças brincam, homens e mulheres jovens sonham e se abraçam, entre outras cenas. Lindo.

Um comentário:

helivm disse...

voce precisa conhecer a escultura do "parque do povo" em saõ paulo, chama-se "é dando que se recebe".Ninguem merece.E depois de ver essas que voce fotografou então, nem se fala.....por que não têm bom gosto aqui? será que foi algum "jeitinho" que deram pra por aquele troço em um parque em sao paulo?????