terça-feira, 3 de março de 2009

A criação de Adão - Michelangelo


A Criação de Adão é um afresco de 280 cm x 570 cm, pintado por Michelangelo Buonarroti por volta de 1511, no teto da Capela Sistina (Vaticano/Roma/Italia). A cena representa um episódio do Livro do Gênesis no qual Deus cria o primeiro homem: Adão.

Aqui, Michelangelo não hesitou em dar um corpo humano a Deus que é representado como um ancião barbudo envolto em um manto. Não deixa de ser uma ousadia, vejam a data, pelos 1500, se hoje, no início do século XXI ainda temos Deus como Puro Espírito. Seu braço esquerdo esta abraçado a uma figura feminina, normalmente interpretada como Eva – que ainda não foi criada e, figuradamente, espera no céu para ganhar uma forma humana.


O braço direito de Deus está estendido para criar o poder da Vida saindo de seu próprio dedo para o dedo de Adão, que está com seu braço esquerdo estendido à cata da oferta de Vida, ele, um réles homem de barro. Os dedos de Adão e de Deus estão separados por uma pequena distância. No meu conceito é uma idéia única, de uma intelectualidade única, de um único gênio Michelangelo, um momento de grande inspiração, este ato de comunicar esse sopro de potência.

Nenhum comentário: