domingo, 25 de janeiro de 2009

Arquiteto José Vicente Vicari (Giuseppe Vincenzo Vicari)

Papai era arquiteto, formado pela Universidade de Roma, década de 20. Adorava vê-lo trabalhar em sua prancheta (década de 60, faz favor). Além de obras na Italia, muitas no Brasil, após sua chegada em 1947.
Aos poucos vou mostrando, aos poucos.
Escolhi esta maquete, uma "brincadeira" de um estudo de chafariz, feito na época de estudante em Roma, fotografado por ele mesmo, para apresentá-lo.
Era urbanista; foi professor na FAU e no Mackenzie; em Torino, quando morava na Italia.
Acho o chafariz simples e sublime; uma forma ideal para o não tão recém, mas quase uma novidade para muitos, conceito de "flow form".
Estou aprendendo com o escultor em argila Afinowicz a trabalhar o material e estamos combinando fazer este chafariz numa escala maior.
Porque a data de hoje? Papai amava São Paulo, trabalhou na Prefeitura; projetos e mais projetos; achei uma entrevista dada à "Folha da Manhã" de 1953 aonde mencionava a necessidade urgente de um rodoanél (quanto tempo se passou?); amigo de Faria Lima e Prestes Maia, dois grandes alcaides desta metrópole.
25 de janeiro é data da fundação ou nascimento de São Paulo e foi num 25 de janeiro que meu pai se foi, já passados 20 anos.

2 comentários:

helivm disse...

20 anos sem papai.Não parece.Pois em tudo que faço, ele está presente.Apesar de ter escolhido a profissão de advogada,a vida levou-me para a área de decoração,encontrar a arte que ele tanto me ensinou:desenhos arabescos, uso de cores,proporçao,estética,aproveitamento de espaços.Não havia nada melhor do que comprar um livro relacionado à arte e dá-lo de presente a meu pai:com certeza,me juntava a ele e folheavamos o livro,pouco a pouco, eu com a cabeça encostada em seu ombro e ele explicando..saudades mesmo.

mtrvr60 disse...

José, ou Giuseppe como a mama o chamava, muito carinho recebi seu coração estava sempre disposto a nos embalar, por isso no meu dia a dia ainda sinto seu afago.