quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Bicho preguiça ou...



Onça Pintada?



Porque será que a onça só aparece em fotos, posando sentada num galho? Ela é preguiçosa e fica lá o tempo todo? Bem, se não fosse (essa nova ortografia, não sei mais aonde acentuar) assim, quem sabe o fotógrafo estaria servindo de manjar a tão nobre felino. O meu preferido. Adoro a onça pintada, aqui estática em pastel sobre papel (by Marina).


Um pouco de sua história


A onça-pintada (Panthera onca), também conhecida por jaguar ou jaguaretê, é um mamífero carnívoro, da família dos felídeos, encontrada nas regiões quentes e temperadas do continente americano. Símbolo de nossa fauna é o maior mamífero carnívoro do Brasil necessitando de pelo menos 2 kg de alimento por dia.
A onça seleciona naturalmente as presas mais fáceis de serem abatidas, em geral indivíduos inexperientes, doentes ou mais velhos, o que pode resultar como benefício para a própria população de presas. Pelo visto elas são mais ecológicas que a "besta" humana.

Apesar de serem tão temidas, fogem da presença humana e mesmo nas histórias mais antigas, são raros os casos de ataque ao homem. Como necessita de um amplo território para sobreviver, podem "invadir" fazendas em busca de animais domésticos, despertando, assim, a ira dos fazendeiros que a matam sem piedade. Por esse motivo, e sobretudo pela rápida redução de seu habitat, esse felídeo, naturalmente raro, ainda encontra-se à beira da extinção no Brasil. Penso seriamente em me tornar vegetariana, já que sou quase uma.


A onça-pintada é uma excelente caçadora. As patas curtas não lhe permitem longas corridas, porém lhe proporcionam grande força.

A caça pela pele, a destruição de seus habitats, o isolamento populacional e a caça e envenenamento por parte de pecuaristas têm contribuído para o declínio do número de onças em toda a América. Podemos ficar parados sabendo disso? Outro pássaro Dodo na lista? Por favor, não!

Comprimento: Até 2,10 m
Peso: Cerca de 110 kg
Gestação: 100 dias (média)
Número de filhotes: De 1 a 4
Longevidade: 20 anos
Hábito alimentar: Carnívoro; noturno e crepuscular
Alimentação: Queixadas, tamanduás, antas,capivaras, jacarés, pequenos macacos, entre outros.

Curiosidades
A onça-pintada é o único grande felino que não ruge juntamente com o guepardo.
Simulações bio-mecânicas mostraram que a mordida da onça é a mais potente dentre todos os felinos, superando a do tigre.

Sra. Onça, desculpe chamá-la de bicho preguiça, mas precisava chamar a atenção. Para seu próprio bem.

4 comentários:

[Professor Carlão] disse...

Olá! Tem um Prêmio em meu blog para você! Passa lá e confere!

marina vicari lerario disse...

Vou voando. Sou curiosa. Thanks.

marina vicari lerario disse...

Prof. Carlão... UAU!... eu pensei q fosse encontrar a foto de uma onça em movimento rss rss. Parabéns pelo prêmio. Você merece. Mas, eu? Receber sua indicação para o prêmio Dardo é muita honra, puxa, estou gratificada. Meu blog é tão novinho e nem conheço 15 p indicar, mas claro vou checar. Indicar o seu q já é premiado ainda vale? Fui pega desprevinida e considero mais um presente de aniversário.

helivm disse...

Essa ~e minha garota!Dã-lhe irmazona,mais um premio!um verão dez pra voces
Profi Carlão,to nessa maravilha de salvador,tã tão bom aqui...
vou a show da Ivete dia 29,se ~e que tem ainda convite pra uma doida paulistana !