terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Gambá






No dia do meu aniversário um dos melhores presentes que recebi foi a visita de um gambá na porta do apartamento no nono andar do condominio que costumo ficar, localizado dentro da Mata Atlantica. Ele comprovadamente subiu pelas escadas devido ao cocozinho encontrado alguns andares abaixo.


O coitadinho estava à cata de alimento e assustado pela presença de alguns funcionários, jovens marmanjos mais assustados, que falavam alto pelo medo que sentiam daquela criatura frágil.


"Ninguém vai fazer mal ao Chico" (apelido que dei ao gambá); "vamos devolvê-lo à Mata". Prá que! Sumiram quase todos, apavorados pelo folclore do cheiro ruim e das visíveis garras e dentes arreganhados. Sobrou um que queria mostrar coragem tentando acuar o Chico com uma vassoura. Opa opa opa. Pode parar. Agora o funcionário tinha que enfrentar as minhas garras e as do gambá que prendeu-se pela cauda a uma escada "de marinheiro", indo em direção ao telhado. Se lá chegasse poderia cair de uma grande altura e morrer. Não na minha frente!


Junto com a escudeira Lilian só fiz por dispensar o Don Quixote de meia-tigela, preparamos um laço, e gentilmente porém à distância, pois ele estava muito bravo, pegamos o gambá, que foi levado de volta à Mata.

NOME CIENTÍFICO: Didelphis marsupialis


REPRODUÇÃO: 12-13 dias


ALIMENTAÇÃO: principalmente de frutos silvestres, ovos e filhotes de pássaros


A FÊMEA POSSUI: 12 ou 13 tetas


Nº DE FILHOTES: 10 a 15 por ninhada


PERÍODO DE VIDA: 2 a 4 anos


CARACTERÍSTICAS: corpo maciço. pescoço grosso, focinho alongado e pontudo, membros curtos e cauda preênsil, bastante grossa, redonda e afilada, só peluda na base, tendo pequenas escamas revestindo a parte restante. O gambá é um marsupial do porte de um gato.


FÊMEA: A fêmea possui um marsúpio (bolsa) bem desenvolvido.


PELAGEM: a cor da pelagem varia muito.


Tem hábitos noturnos, tem movimentos lentos porém trepa em árvores com facilidade, usando a cauda preênsil para agarrar-se aos galhos.


Ele é bem espertinho, pois às vezes, quando é perseguido finge-se de morto ou expele um líquido fétido.

Um comentário:

fa disse...

Olá Marina!!
Já t contei q o apelido de chumbinho,dado ao Blue do Taboão,é devido a um cachorrinho q tive na infância?Ele ficava em um casarão,onde meu avô materno morava.Nessa casa o quintal era lotado de jaboticabeiras e sempre a noite os gambás ficavam ali chupando frutas.O chumbinho dava notíca da presença deles.Êta cachorrinho bom de faro.Bons tempos de criança.Parabens pela iniciativa de salvamento do bicho.abraço,Flávio.