terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Luca della Robbia


Encontro de Maria e Elisabeth.
Luca della Robbia -
Escultor Italiano, escola Fiorentina
(1399/1400, Firenze, 1482, Firenze)
c. 1450
San Giovanni Fuorcivitas, Pistoia
Terra-cotta branca
153 cm

5 comentários:

helivm disse...

Marina , não será ISABEL? (A PRIMA?)
Elisabeth e Maria nem como rainhas da Inglaterra houve encontro...

marina vicari lerario disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
marina vicari lerario disse...

Que prima? Prima donna? Faz parte do rosário fiorentino 1. a anunciação do anjo à virgem Maria, 2. a visita da virgem Maria à santa Elisabeth (o nome da obra é "La visita"), 3. o nascimento de Jesus no estábulo em Jerusalem, 4. a apresentação do menino Jesus no templo e 5. o encontro de Jesus no templo com os sábios.
Porém na França, Elisabeth e Maria, a Antonieta, se encontraram para tentar fugir da guilhotina. Nada a ver com estas do Luquinha della Robbia. Baci.

helivm disse...

Esse rosário fiorentino deve ser obra de algum cristao novo fugido da Terra Santa e perseguido pela Inquisição.Ou Elisabeth em Florença é o mesmo que Isabel. O certo é ISABEL. Pelo menos no Brasil.
O único evangelista que trata do assunto é Lucas (ou Lucano),pois obteve de Maria pessoalmente o relato ( ele nunca esteve com Jesus,como Paulo, aquele, o ex-Saulo)e pela Biblia católica,em linguagem atual,tiragem da Edições Paulinas, aparece em LUCAS, 1, 36:" fique sabendo que a sua parenta ISABEL está grávida,mesmo sendo tão idosa..."(é o anjo Gabriel falando com Maria, item 1 desse rosário fiorentino)
Em Lucas 1, 41 : ..."quando ISABEL ouviu a saudação de Maria,a criança se mexeu na barriga dela..."( Maria visita Isabel),item 2 desse rosário)
A encrenca toda surgiu porque Maria nao sabia como o José,o noivo, ia encarar essa de grávida do Espírito Santo, e resolveu ir dar um plá (conversar)com a prima mais velha,que passou um xaveco(conversou) no José e explicou tudo
direitinho e o resto da história voce já sabe.
Portanto,Elisabeth e Maria só na França.

marina vicari lerario disse...

Que coisa chata! Vamos apostar? Vc sempre perde comigo. Aqui não é local p discutirmos, bambina. Sugestão = monta um blog. Não vou mais comentar este tema, já sono stufa.