sábado, 28 de fevereiro de 2009

Novos experimentos

Visitando o atelier do Afinowicz, no bairro Taboão, em Mogi das Cruzes, deparei-me com uma surpresa: ele usava a argila sêca, em pó para "pintar" quadros. Lembrei-me da cor "terra de Siena" que é a cor encontrada naquela cidade toscana e logo a apelidei de "terra do Taboão".
A argila do Taboão contém ferro, dando-lhe uma cor característica.
Afinowicz conseguiu obter 3 tons diferentes, porém próximos. Moeu e peneirou até transformá-la em "areia" fina. A quarta cor que lá vi era uma novidade nos experimentos de Afinowicz, literalmente cinza, provinham das cinzas da lenha usada no forno quando queima suas peças de argila. Se necessitasse da preta, o carvão estava à mão.
A seu convite aceitei o desafio (para mim uma novidade) de pintar um quadro com esse material. Imaginem se iria perder aquela grande oportunidade de "brincar" com a mãe terra. É comigo mesma. Mas como? Como colocar a terra em pó em uma tela?
Como a simplicidade nos escapa...
Misturando com cola branca, cascorex (é, acho que é esse o nome).
Ele tomou um pincél e começou seu quadro.
Eu tomei meus dedos e preparei o fundo. O barulhinho da terra misturada espalhando na tela era musical. (meu quadro é esse acima). Depois fiz uso de uma espátula.
O dia estava ensolarado com poucas nuvens esfarrapadas, um pouco acinzentadas, mostrando chuva no futuro. As colinas da região estavam emolduradas ao fundo e seus pastos ondulados.

Um comentário:

mtrvr60 disse...

gostei da idéia, foge aos padrões e é bem natural, nos reporta às origens