segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Affonso Romano de Sant´Anna e seu livro "O enigma do vazio"



Como veiculado neste blog aconteceu nesta noite passada a palestra que antecedeu o lançamento do livro "O enigma vazio", do grande Affonso Romano de Sant´Anna ou ARS, um caso raro de artista e intelectual que une a palavra à ação, segundo sua esposa Marina Colasanti. (os horários de postagem são diferentes: agora são quase 02:00 da madrugada do dia 09 de dezembro; eu não poderia estar falando algo antes de ter acontecido; ainda não tenho esse poder)

A palestra foi espontânea, ARS flui e a platéia emudece. Em tom suave faz uma crítica disciplinada e correta. Ele tem tanto saber que me pergunto: aonde estão as perguntas? Será que todos sentem o que eu sinto? Um grau de imaturidade cultural diante de tanto conhecimento que temos medo de perguntar algo que soaria a ARS infantil? Sou tiete dele. Eu o conheci através de meu professor de desenho e pintura, Maurício Takiguthi, que lá estava com sua bela esposa Elisa. Aliás, o Maurício fez uma turma de tietes do Affonso. Presentes alguns. Vocês conhecem? OK, eu ajudo: de lá prá cá = Maurício, Carlos, Renato, Affonso, Marina.


Tive uma agradável surpresa: na segunda foto, de camisa florida verde, encontrei um grande amigo do tempo em que estudei francês. Nunca pensei encontrá-lo lá; adorei!!

Acabo de chegar com meu livro autografado e já estou postando no blog; isso ainda vai me deixar sadiamente louca. Um grande beijo a todos. Quem disse que segunda-feira é um dia "chato"? Seguramente não o é nunca, especialmente morando em São Paulo. Mas isso não importa, estando bem consigo mesma, respeitando aos outros e sendo respeitado, todos os dias são formidáveis.

Um comentário:

Mauricio Takiguthi disse...

Oi Marina, parabéns pelo blog. Realmente está dinâmico, bem humorado e é um prazer fazer parte da sua nova vida de blogueira.